Variedades

Existem muitas variedades de azeitonas no Brasil e no mundo e cada uma delas resultam num azeite com característica própria de composição e sabor. Aqui contamos um pouco sobre as variedades cultivadas em nosso olival. Também trazemos dicas de uso e de harmonização dos azeites para que você aprecie sua singularidade e possa fazer combinações com suas próprias receitas culinárias.

btn arbequinaÉ um azeite de caráter frutado e fresco, possui notas de tomate. Tem atributos equilibrados, com sabores mais verdes e picantes quando colhidas verdes, e mais doces quando mais maduras.
Harmonização: Saladas, legumes cozidos, risotos, frutos do mar e carnes brancas.

btn arbosana

É um azeite frutado leve com ligeiros toques herbáceos, plantas silvestres e notas de frutas maduras, sobressaindo banana e maçã.
Harmonização: Realçar o sabor das saladas, carnes brancas, compor molhos e maioneses, untar queijos frescos e semi curados e acrescentar sabores distintos a massas, frutas e sobremesas.

btn koroneiki

Koroneiki é um azeite frutado verde médio com notas de essências florais e herbáceas
Harmonização: Carnes vermelhas, risotos, pratos que levam vinho tinto e outras receitas mais fortes, que aceitam um sabor mais encorpado. Dar novos sabores a saladas de folhas verdes, compor molhos, realçar carnes grelhadas, pratos mais condimentados, arrozes, massas, bacalhau, sorvetes e outras sobremesas.

btn manzanilla

Azeite que se equilibra entre amargo e picante. É ideal para quem busca persistência na boca. Frutado intenso com notas de tomate verde, chicória e manjericão.

btn picual

Possui uma grande força, é frutado, amargo e encorpado com notas vegetais e, por vezes, de maçã.
Harmonização: Carnes vermelhas, risotos, pratos que levam vinho tinto e outras receitas mais fortes, que aceitam um sabor mais encorpado.

btn coratina

Este azeite possui frutado persistente com notas herbáceas e de alcachofra.
Harmonização: Bruschettas, sopas, carne assada, etc. Perfeito na finalização de pratos como massas e risotos.

btn frantoio

Possui sabor frutado médio, com toques herbáceos e notas de alcachofra e tomate verde. Possui amargo e picante equilibrados. Possui alto conteúdo de polifenóis, que são os antioxidantes do azeite de oliva. É um azeite onde sua picância logo se evidencia entre notas amargas e possui muita persistência. Um azeite de personalidade única.
Harmonização: Ideal para massas, pães, frutos do mar e legumes grelhados. 

Um tipo de azeite para cada prato

  • Pratos crus e suaves, como saladas e queijos suaves: azeite extra virgem mais suave com “frutado verde ou amendoado” leve e pouco “amargo” e “picante”.
  • Pratos delicados, como peixes cozidos, massas e molhos: azeite extra virgem “frutado verde” médio, com leve toque de “amargo” e “picante”.
  • Pratos com sabor intermediário, como carnes brancas, massas, molhos, risotos suaves, pescados e legumes: azeite extra virgem “frutado amendoado” médio, com leve toque de “amargo” e “picante”.
  • Pratos com sabor mais acentuado, como pizzas, paellas, carnes grelhadas, risotos intensos, queijos tipo gorgonzola, crustáceos, mariscos, pão italiano e alimentos defumados: “azeites verdes” mais intensos, amargos e picantes.
  • Frituras, como batatas fritas: azeite de oliva com aroma e sabor suave.